top of page

   É um transtorno comum que pode afetar a todos, ligado a síndrome do pânico, que se refere ao medo ou angústia de estar em alguns ambientes ou eventos,  pois tem medo de sofrer o ataque de pânico, que leva com que a pessoa busque fugir dessa situação.

São diversas situações que pode desencadear este transtorno, desde estar em um ambiente fechado, a ir numa festa ou fazer uma prova.

 

Sintomas:

    Os sintomas incluem medo e aversão de locais e situações que podem causar, aprisionamento, desespero, constrangimento, tremedeira, agitação, calafrios, formigamento nas extremidades e dificuldade de respirar causadas pelo ataque de pânico.

    Um ataque de pânico de agorafobia é basicamente um ataque que ocorre quando uma tentativa agorafóbica passa além dos seus limites considerado "seguro".

Causa:

    Não existe uma causa específica, tanto a predisposição genética quando um acontecimento trágico pode desencadear o transtorno.

Tratamento:

   Os tratamentos incluem psicoterapia, que faz a pessoa superar os seus limites. Inclusive, esta é a razão pela qual muitas pessoas com agorafobia tendem a piorar antes de melhorar, pois muitos deixam de procurar ajuda.

    É possível uma pessoa conseguir “superar” o transtorno sozinha, quando ela enfrenta os ambientes que lhe causam medo até se acostumar e se sentir bem naqueles locais, todavia, não é recomendado ela ser colocada no ambiente que mais lhe traz desconforto, esse contato tem que ser aos poucos, se ela tem medo de ir em lugar com muita gente, leve ela na rua primeiro, depois em um lugar com um pouco mais de pessoas. Este processo tem que ser de modo gradual sem que a pessoa sofra.

    Pode ser ainda que seja necessário a pessoa tomar remédio, caso aconselhado pelo médico.

Medicamentos indicados:

  • Ansiolítico

  • Antidepressivo

OBS: Todo e qualquer remédio deve ser tomado a partir da prescrição de um médico, nunca se automedique. Não interrompa o tratamento e tome a dosagem correta nos horários pré combinados com o seu médico.

Tratamento alternativo:

  • Arteterapia: usa a arte como elemento fundamental para a organização da mente e expressão do sujeito. É uma maneira de lidar com os pensamentos e os expressar.

  • Meditação: a meditação ou a yoga e uma forma de controle de respiração e controle da percepção, que vai fazer com que o sujeito melhore a sua forma de focar na realidade.

  • Dieta saudável: uma dieta saudável pode fazer com que o paciente consiga diminuir o lado ansioso da doença.

  • Exercício físico: é uma forma de aliviar e controlar os sintomas devido a liberação de hormônios. Para isto, não busque enfrentar situações que vão produzir estresse sempre, busque métodos alternativos, como uma caminhada ou uma aula de dança. O detalhe é se manter ativo.

O papel da família e dos amigos:

    Entender como é a doença e como ela age, mas principalmente entender o que causa essa doença na pessoa, quais locais, quais situações, e a partir daí ajudá-lo, aos poucos, e tentar entender que não é uma escolha da pessoa ser assim.

Sempre busque ajuda de um profissional para melhor orientação.

Agorafobia

© 2017 por Respire Fundo.
Orgulhosamente criado com Wix.com

R. Luís José, 21 - Boa Vista, Vila Velha - ES, 29102-920

Telefone: (27) 3421-2001

 

Respire Fundo

bottom of page