
Respire Fundo
O transtorno de ansiedade social é um grave transtorno de ansiedade, que traz sofrimento e incapacitação, é considerado um transtorno crônico que não apresenta alívios espontâneos e traz perdas de oportunidades e sofrimento para seu portador.
O medo social na grande maioria das vezes é caracterizado de acordo com as situações de desempenho, como falar em público, as interações sociais do dia-a-dia, como ir a uma festa, uma entrevista de emprego, apresentado como um medo persistente e frequente de ser exposto a outras pessoas ou a formas de julgamento. A pessoa teme agir de um modo que lhe seja humilhante ou vergonhoso.
A exposição ao estímulo fóbico, pode provocar uma resposta de intenso sofrimento e ansiedade que pode chegar a um ataque de pânico. A principal característica deste transtorno e medo da avaliação negativa dos outros.
Sintomas:
-
Medo e timidez diante de situações sociais (sendo que tem que ser avaliado por um médico pois a timidez se apresenta de forma diferenciada em cada um)
-
Ansiedade acentuada
Fobia social é a mesma coisa que timidez?
Não, fobia social é um transtorno que em situações sociais pode fazer com que o paciente sofra ataques de pânico. Todos temos timidez e nervosismo diante de uma situação nova, todavia a pessoa com transtorno apresenta isto em um nível mais alto.
Em que situações pode desencadear a fobia social?
As principais situações que desencadeiam ansiedades sociais são: falar em público, comer, beber e escrever diante das pessoas, conversar com as pessoas, ir às festas ou reuniões, ambientes em que estejam outras pessoas, falar ao telefone e situações de paquera ou de encontro.
Como é o diagnóstico?
Para ser diagnosticado com fobia social é necessário que esteja acompanhado por uma extrema ansiedade (como síndrome do pânico ou ansiedade generalizada) e/ou comportamento evitativo severo. Ou seja, a pessoa que é tímida pode ou não ter fobia social, porém ela só é diagnostica como fóbico social se apresentar alta ansiedade e/ou comportamentos extremos de evitar situações.
Quais são as formas de tratamento?
As principais formas de tratamento são a psicoterapia e a farmacoterapia, havendo técnicas de relaxamento, exposição , treinamento de habilidades sociais, reestruturação cognitiva (na qual o paciente é ensinado a identificar esse pensamento).
