
Respire Fundo
Estresse Pós Traumático
Pode ser definido como um distúrbio de ansiedade que pode ocorrer devido á pessoa ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou situações traumáticas que possa ter representada ameaça a sua vida ou a vida de outros. Quando o fato é recordado, a vítima revive o episódio como se estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento vivido na primeira vez.
Fatores de risco
Estudos apontam que eventos ocorridos na infância e adolescência podem tornar as pessoas mais vulneráveis ao transtorno. Em geral encaixam-se as situações de bullying, violência doméstica ou mesmo situações que passam despercebidas devido à dificuldade de adaptação. Outros fatores a serem considerados são crianças expostas a desastres naturais e relações com a violência urbana devido as desigualdades sociais existentes que deixam marcas profundas. Situações de guerras também pode promover um índice mais alto do transtorno.
Sintomas
-
Tentativa de fugir de qualquer situação que possa lembrar a situação traumática.
-
Diminuição do interesse afetivo por atividades, pessoas, que antes era prazerosa.
-
Busca isolamento
-
Pode aparecer episódios de síndrome do pânico
-
Distúrbio do sono, não consegue dormir ou quando dorme, dorme mal.
-
Dificuldade de concentração.
-
Esta constantemente em estado de alerta, sempre acha que algo pode acontecer.H
-
Sentimentos de importância de incapacidade em se proteger do perigo, perda de esperança em relação ao futuro, sensação de vazio
Tratamento:
Os objetivos do tratamento estão voltados a:
-
Diminuir os sintomas
-
Prevenir complicações
-
Melhorar o desempenho da pessoa
-
Melhorar Relacionamentos sociais e familiares
-
Tratar transtornos associados (como depressão e alcoolismo)
Tratamento Medicamentoso:
Os medicamentos mais usados para o tratamento do transtorno são:
-
Assert
-
Paroxetina
-
Rivotril
-
Sertralina
OBS: Todo e qualquer remédio deve ser tomado a partir da prescrição de um médico, nunca se automedique. Não interrompa o tratamento e tome a dosagem correta nos horários pré combinados com o seu medico.
Tratamento não medicamentoso:
-
Psicoterapia
Expectativas:
A chance do quadro do transtorno do estresse pôs traumático se estabilizar com o tratamento adequando são altas, pois como o tratamento adequado depois de algum tempo a pessoa vai gradualmente retomando a normalidade de vidas.