top of page

   O transtorno bipolar é um problema em que as pessoas alternam entre períodos de muito bom humor e períodos de irritação ou depressão.

   As chamadas "oscilações de humor" entre a mania e a depressão podem ser muito rápidas e podem ocorrer com muita ou pouca frequência.

Sintomas:

    Os sintomas de transtorno bipolar depende do tipo exato da doença e costumam variar de pessoa para pessoa. Para alguns, os picos de depressão são os que causam os maiores problemas, para outros, a preocupação é maior durante os picos de mania.

Pode acontecer, também, de sintomas de depressão e hipomania acontecerem ao mesmo tempo.

  • Depressão: humor deprimido, tristeza profunda, apatia, desinteresse pelas atividades que antes davam prazer, isolamento social, alterações do sono e do apetite, redução significativa da libido, dificuldade de concentração, cansaço, sentimentos recorrentes de inutilidade, culpa excessiva, frustração e falta de sentido para a vida, esquecimentos, ideias suicidas.

  • Mania: estado de euforia exuberante, com valorização da autoestima e da autoconfiança, pouca necessidade de sono, agitação psicomotora, descontrole ao coordenar as ideias, desvio da atenção, compulsão para falar, aumento da libido, irritabilidade e impaciência crescentes, comportamento agressivo, mania de grandeza

  • Hipomania: Paciente mais eufórico, mais falante, sociável e ativo do que o habitual. Em geral, a crise é breve, dura apenas uns poucos dias. Para efeito de diagnóstico, é preciso assegurar que a reação não foi induzida pelo uso de antidepressivos.

 

Causa:

   A causa exata do transtorno bipolar ainda é desconhecida, mas por meio de varias pesquisas chega ao resultado que diversos fatores possam estar envolvidos nas oscilações de humor provocadas pela doença como, neurotransmissores, hormônios. hereditariedade ou ainda fatores do ambiente.

Fatores de risco:

   Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento de transtorno bipolar como família com histórico de bipolaridade, abuso de drogas recreativas, estresse intenso, experiências traumáticas.  Doença comum em Jovens de 15 a 25 anos de idade podendo homens e mulheres possuir as mesmas chances de desenvolver a doença.

 

Procurando ajuda:

   A ajuda médica é importante para garantir a qualidade de vida de uma pessoa com transtorno bipolar, é perfeitamente possível ter uma vida normal obtendo essa doença. Mas antes, para facilitar o diagnóstico, anote todos os seus sintomas e descreva-os ao médico em detalhes. Lembrando que o transtorno bipolar não tem cura, mas pode ser controlado. O tratamento inclui o uso de medicamentos, psicoterapia e mudanças no estilo de vida, tais como o fim do consumo de substâncias psicoativas, (cafeína, anfetaminas, álcool e cocaína, por exemplo).

Como ajudar?

   O apoio dos familiares ao tratamento é de extrema importância pois o paciente passa por momentos muito difíceis em sua vida. A compreensão da família em não julgar ou ter um preconceito sobre o paciente, alertar ao medico sobre qualquer pensamento suicida, etc.

Transtorno de Personalidade Bipolar

© 2017 por Respire Fundo.
Orgulhosamente criado com Wix.com

R. Luís José, 21 - Boa Vista, Vila Velha - ES, 29102-920

Telefone: (27) 3421-2001

 

Respire Fundo

bottom of page