
Respire Fundo
O que é depressão?
Depressão é uma doença de longa duração, que envolve desequilíbrios químico e hormonal, fazendo com que o indivíduo apresente uma tristeza fora do esperado – na maior parte do tempo.
É válido lembrar que é todo ser humano sente tristeza, porém nessa doença o sujeito mantém tal condição por um tempo prolongado. Além disso, há mudanças no apetite, no peso, no sono; diminuição de energia para exercer as atividades cotidianas; baixa autoestima; dificuldades no pensar; e pensamentos voltados à morte.
Qual é a origem da depressão?
Esta doença está relacionada com a baixa funcionalidade de substâncias químicas no sistema nervoso, tal fato pode ter relação com uma predisposição genética.
Também, pode ser consequência de situações sociais, por exemplo, o desemprego inesperado, viver num ambiente de guerra, vivenciar uma situação socialmente inesperada, e psicológica, como traumas causados por experiências negativas.
Vale lembrar, que essas razões se encontram entrelaçadas. A origem da depressão é em grande parte multifatorial. Até então que só ter a predisposição não implica na depressão.
Como lidar com a depressão? Tem cura?
Não, não tem cura, o tratamento por um médico com empatia e o apoio emocional da família ao sujeito são considerações primordiais para a melhora. A escolha do tratamento vai depender do resultado da avaliação. Há várias medicações antidepressivas e psicoterapias que podem ser usadas para se tratar transtornos depressivos.
Algumas pessoas com casos mais leves podem evoluir bem somente com psicoterapia, outras em casos mais graves se necessitam também de antidepressivos.
Tratamentos:
Medicamentoso
É usado alguns ansiolítico ou antidepressivo.
-
Remédios mais comuns:
-
Citalopram
-
Fluoxetina
-
Rivotril
-
OBS: Todo e qualquer remédio deve ser tomado a partir da prescrição de um médico, nunca se automedique. Não interrompa o tratamento e tome a dosagem correta nos horários pré combinados com o seu médico.
Não medicamentoso
É o tratamento terapêutico e multidisciplinar que o paciente tem que ter, buscando uma integração na sociedade, uma melhora dos seus sintomas, logo, uma melhora na qualidade de vida.
Alternativo
-
Arteterapia: usa a arte como elemento fundamental para a organização da mente e expressão do sujeito. É uma forma do sujeito se expressar.
-
Meditação: a meditação ou a yoga e uma forma de controle de respiração e controle da percepção.
-
Dieta saudável: uma dieta saudável pode fazer com que o paciente consiga organizar melhor sua rotina e diminuir o lado ansioso da doença.
-
Exercício físico: é uma forma de aliviar e controlar os sintomas devido a liberação de hormônios. Algumas mudanças simples já fazem diferença, como por exemplo uma caminhada.
Como evitar a depressão?
Não há receita que evite a depressão, mas exercitar a felicidade ajuda a anular suas probabilidades de ter o transtorno depressivo. Logo, deve-se buscar atividades que elevem o seu bem-estar. Encontre aquilo que te leve ao prazer: se for passear na praia, passeie o máximo que puder, se for encontrar com os amigos, mesmo se estiverem longe procure formas de se comunicar, use ligação de vídeo do Whatsapp, Skype etc, se é um bom livro que te interessa, leia. Enfim, se valorize dando importância e fazendo as coisas que melhoram sua saúde mental - sem ela, não consegue-se viver.
Lembrando que uma das chaves para se ter qualidade de vida é buscar a felicidade em pequenos aspectos no cotidiano, mas cabe a cada ser, encontrar seu caminho para uma vida saudável.
Peço ajuda a quem?
É necessário que se recorra a uma ajuda psicológica e também psiquiátrica em casos mais graves. Vale dizer que atividades físicas, artísticas entre outras, auxiliam na melhora do individuo em estado depressivo.
Como ajudar alguém com depressão?
Incentive a pessoa com depressão a procurar ajuda, não o recrimine, nem o julgue, não minimize a dor e seja paciente. Busque entender junto com um profissional qual a melhor forma de ajudar. Mas principalmente acolha a pessoa e seja empático, nunca a julgue.

Depressão
