
Respire Fundo
A Anorexia Nervosa é um distúrbio alimentar e psicológico caracterizado por uma insatisfação enorme com o peso corporal que gera perda do mesmo acima do que é considerado saudável, para a idade e altura. Devido à falta de nutrientes e calorias, a anorexia nervosa pode levar a problemas como desnutrição e desidratação. O transtorno também é considerado um distúrbio de imagem, ou seja, o paciente está sempre se achando acima do peso ideal (e na maior parte dos casos, o próprio peso atual), a pessoa acometida procura obsessivamente por um suposto emagrecimento.
Neste caso, a pessoa tem uma "ilusão" em que ela se enxerga gorda, mesmo estando magra.
Origem:
A causa exata da Anorexia ainda é desconhecida. Mas podemos analisar fatores biológicos, psicológicos e ambientais. Como ambiente familiar regrado e rigidamente preocupado com a aparência física, relaciona-se também com fatores como pré-disposição genética, e/ou alterações nas concentrações de hormônios, e a própria imposição de um padrão estético magro como sendo sinônimo único de beleza.
Sintomas:
-
Recusar-se a manter o peso que é considerado normal ou aceitável para sua idade e altura (geralmente, pessoas com anorexia estão no mínimo 15% abaixo do peso normal)
-
Ter uma imagem corporal muito distorcida, ser muito focada no peso ou na forma corporal e se recusar a admitir a gravidade da perda de peso
-
Não menstruar por três ou mais ciclos.
-
Recusar-se a comer perto de outras pessoas
-
Pensamento confuso ou lento, junto com memória ou julgamento deficientes
-
Tomar, sem prescrição, remédios para emagrecer, diuréticos ou laxantes.
-
Olhar no espelho e sentir-se acima do peso, mesmo o tal estando dentro ou abaixo do aconselhado.
-
Pele seca ou amarelada
Tratamento:
Deve ser realizado por equipe multidisciplinar, como psiquiatra, psicólogo e nutricionista, visando à recuperação gradativa do peso corporal e o equilíbrio emocional. Dentro disso o tratamento pode incluir uma mistura de terapia, aconselhamento familiar, grupos de apoio ou terapia de grupo e planejamento nutricional. Pode ser necessário o uso de remédios específicos, como antidepressivos. Mesmo após a melhora, o indivíduo deve permanecer em constante acompanhamento.
OBS: Todo e qualquer remédio deve ser tomado a partir da prescrição de um médico, nunca se automedique. Não interrompa o tratamento e tome a dosagem correta nos horários pré combinados com o seu médico.
Como ajudar?
Em primeiro lugar seja respeitoso, procure ler sobre o transtorno e tentar compreender o que se trata. Não hesite em expressar sua opinião associada, logicamente, à empatia para que ele não se sinta mais uma vez julgado ou reprovado, e demonstre uma preocupação verdadeira com o seu bem-estar.
Pergunte se ele já foi ao médico e ofereça ajuda. Se ele for hostil, ou você não se sentir apto a agir, converse com a família. Não se esqueça: anorexia é uma doença que precisa ser tratada. Não é nem frescura, nem estilo de vida.
